planejamento para construção de sites

Por que planejar antes de executar a criação do seu site é fundamental para o sucesso do seu negócio na internet?

Porque o site tem que atender aos critérios de aceitação do seu cliente que vai efetivamente utilizá-lo, por isso, ele deve ser funcional e simples o suficiente para que o usuário, seu consumidor, possa entender e não se perder.

Muitas empresas que migram para o mundo virtual ou pretendem aprimorar sua presença nos negócios eletrônicos, acreditam na ideia de que construir um site já é o bastante para que se consolidem na internet. Mas só isso não basta; é necessário planejar sua entrada na grande rede, definir sua estratégia de marketing digital e organizar todos os processos de aquisição e retenção dos seus consumidores a fim de engajar o usuário para que ele realize ações de conversão no site da sua empresa. Caso este usuário não execute nenhuma ação de conversão, é necessário criar uma estratégia de remarketing para atrair novamente essa pessoa para seu site e utilizar-se de todos os recursos necessários para que este visitante possa vir a se tornar um cliente.

O planejamento na construção de um site, seja ele institucional ou de loja virtual é o passo mais importante no seu projeto.

Muitas vezes as empresas de criação de sites ignoram essa parte do processo de planejamento e lançamento de um novo site e o projeto acaba indo por água abaixo, frustrando a equipe de desenvolvimento do site, e, pior ainda, não entregando o site para seu cliente.

Os projetos não falham no final, eles falham no início.

Para iniciar o projeto de um novo site é necessário estar atento às necessidades que irão surgir. A equipe de desenvolvimento deve estar sempre preparada para as adversidades e o gestor da empresa contratada para a criação do site deve sempre estar apto a indicar o melhor caminho para o sucesso e lançamento do projeto.

O início do projeto de um website se dá através de uma ideia que irá trazer benefícios para a empresa ou pela necessidade de algo novo. A partir da necessidade é iniciada uma avaliação e então são levantados os pontos que são a favor e os pontos que são contra. Isso se dá ao longo de muita conversa com as partes interessadas, preenchimento do briefing, levantamento dos requisitos funcionais e não funcionais, materiais e conteúdos necessários ao desenvolvimento do site, e o que mais importa para o seu cliente.

Vantagens das aplicações de um site institucional ou de loja virtual.

Quando bem implementado, o site empresarial ou loja virtual pode trazer diversos benefícios à organização. Estamos falando não apenas em mais vendas (que podem não ser sinônimo de mais lucro), mas em muitos outros efeitos positivos para a organização e os profissionais que nela trabalham.

Uma das vantagens competitivas decorrentes da criação de sites para os negócios é a integração das chamadas aplicações empresariais em uma plataforma comum.

A integração das informações de sistemas de informação como os ERPs, CRMs e Aplicações de Automação de Marketing Digital ao sistema do site amplia a capacidade de obtenção de clientes, informações e sobretudo conhecimento das organizações sobre seu mercado. Esse conhecimento é grande fator de crescimento da organização. Além dessa, outras vantagens das aplicações de um site nos negócios eletrônicos são:

  • Dinamismo: na internet as transformações e implementações são bem mais rápidas do que no comércio tradicional;
  • Referencial: no mundo virtual é menos difícil para a empresa se tornar um referencial em seu nicho de atuação;
  • Disponibilidade: os websites estão abertos 24h/dia e podem ser acessados de qualquer local;
  • Estoques flexíveis: em muitos casos de lojas virtuais a empresa não precisa ter o produto em estoque para concretizar vendas; há estratégias de parcerias com fornecedores que permitem que, ao fechar a venda, o produto seja pedido ao fornecedor;
  • Sites responsivos: seus consumidores estarão conectados ao seu negócio por meio de diversos dispositivos, tais como: smartphones, tablets, pc’s, smartwatches (relógios inteligentes), etc.
  • Redução de custos: os custos operacionais de lojas físicas são bem mais altos (pessoal, aluguel, água, energia, segurança, etc.), muitos desses custos não existem no mundo virtual.

Estas vantagens não se resumem aos vendedores. Naturalmente que os consumidores também se beneficiam muito dos sites corporativos que tem por finalidade informar e capturar dados de contato de consumidores interessados pelos serviços ou produtos que a empresa oferece, e das lojas virtuais que tem por objetivo vender produtos on-line. Podemos citar a comodidade (podem comprar de qualquer local), aumento da concorrência que faz baixar os preços, mais informações sobre empresas, produtos e serviços, customização de produtos, etc.

A importância do marketing digital e da otimização de sites para mecanismos de pesquisa.

O sucesso do seu site na internet depende de muitos fatores. Não basta à empresa ter um site bem estruturado, com um design atraente e com as melhores tecnologias. Uma estratégia de marketing digital e de otimização de sites para buscas (SEO) consistente pode ser um fator-chave para que o negócio prospere. Tal como nos negócios tradicionais, é primordial investir em marketing.

Ações de marketing digital só serão eficientes se a empresa tiver uma estratégia clara e definida para ele. Cabe lembrar também que antes da internet as ações de marketing em geral eram caras e pulverizadas. Com a web, as ações se tornaram muito mais baratas e direcionadas. Entretanto, o aumento exponencial da concorrência “compensou” esse custo mais baixo.

Principais aplicações do marketing digital para negócios.

E-mail marketing:

Uma das formas mais comuns de marketing digital. Consiste em enviar mensagens eletrônicas aos clientes e potenciais clientes. Muitos sites e lojas virtuais possuem sistemas como o Mailchimp e o Sendgrid que direcionam mensagens determinadas a públicos específicos, com mais possibilidade de retorno.

Inbound marketing:

É a ação de marketing de permissão. Ou seja, o cliente somente vê anúncios e mensagens que deseja ver (ao contrário das mídias tradicionais, onde a propaganda é invasiva). Exemplos em sites de e-commerce são as lojas que apresentam em sua página inicial um anúncio ou banner convidando o cliente a acessar um departamento com promoções.

SEO:

Sigla em inglês de Search Engine Optimization, Otimização de Mecanismos de Busca. São técnicas e estratégias que visam fazer com que as páginas do website sejam exibidas nos primeiros resultados nos sites de busca de acordo com os termos pesquisados. O SEO é um dos principais conceitos do marketing digital, já que mais de 85% do primeiro acesso de uma pessoa a um website acontece via site de busca.

Marketing de conteúdo:

É qualquer ação de marketing digital que visa gerar conteúdo de interesse ao público-alvo em sites, redes sociais, etc. As pessoas acessam a internet em busca de conteúdo principalmente e as marcas devem gerar conteúdos de valor para seu público. Exemplos são os blogs corporativos que tratam de assuntos de interesse do consumidor da empresa.

Em um mercado altamente competitivo, ações eficientes de marketing digital são fundamentais.

As ações de marketing digital para sites que são mais utilizadas:

Marketing de busca:

São ações de SEO para posicionar os sites e lojas virtuais nos primeiros resultados da pesquisa a depender dos termos de pesquisa e das palavras-chave quando um usuário faz uma busca na internet, no Google ou no Bing (principais sites de busca no Brasil).

Marketing de relacionamento:

O relacionamento com clientes é base no marketing tradicional e digital. Neste aspecto, as empresas devem focar ações, sobretudo nas redes sociais. Importante destacar que as redes sociais não servem exatamente para vender, mas para ser um canal de relacionamento com clientes e admiradores da marca.

Marketing de conteúdo:

Muitas empresas possuem blogs associados ao seu website que divulgam conteúdos relativos ao que seus consumidores apreciam. Por exemplo, uma loja virtual de eletrodomésticos e acessórios de cozinha pode ter um blog de alimentação saudável ou de receitas. Redes sociais também são ótimos canais para se divulgar conteúdo.

Marketing de display:

É a inserção de banners em outros websites, redes sociais, sites de busca, blogs de terceiros, etc.

Links patrocinados:

As empresas investem dinheiro em anúncios em espaços privilegiados para aparecer primeiro para os usuários quando estes buscam por seus produtos e serviços no Google e no Bing, e seus anúncios ficam acima das primeiras posições da busca orgânica. Os principais canais que vendem espaços patrocinados hoje são o Google e o Bing (sites de pesquisa na internet).

Saiba mais sobre:

Criação de sites profissionais e como isso afeta diretamente a imagem da sua empresa.

Anúncios no Google e como obter clientes rapidamente com baixo investimento.

O que o SEO – Otimização de sites para mecanismos de busca pode ajudar a alavancar seus negócios.